BBB 21 - BIG NUMBERS E ESTRATÉGIAS DE MARKETING

sexta-feira, 23 de abril de 2021


Por Tábata Boccatto


BBB 21 já superou na televisão a audiência das últimas 7 edições. 


O alcance médio diário do programa em 60 dias foi de 39,9 milhões de pessoas, superando o "BBB 20" em +5,1 milhões de pessoas. 


Vale lembrar que também é edição com recordes de patrocinadores e o total das cotas ultrapassa 600 milhões. Marcas como Seara, Coca, Mc Donald's, Above, Avon, Samsung, Pic Pay, Fiat, Amstel, Ifood, Americanas e C&A usam o programa para estratégias de divulgação, incluindo ações de ativação da marca em provas, festas, ações em redes sociais e até mesmo cotas de comerciais e conteúdos / banners no Gshow.


Fora todo o buzz gerado pelas marcas, tem o buzz gerado pelos participantes nas redes sociais. Juliette Freire case de sucesso sem antes mesmo sair do programa já acumula o instagram com mais seguidores durante toda a história do reality. Ela já passou dos 22 milhões em apenas 3 meses de programa (entrou com apenas 3 mil seguidores) e é candidata favorita ao prêmio de 1,5 milhão e meio. Ela já está na lista dos 10 instagrans brasileiros com mais engajamento segundo a HypeEditor.


Neste momento, o top 10 de brasileiros no Instagram é composto por Neymar, Anitta, Ronaldinho Gaúcho, Tatá Werneck, Whindersson Nunes, Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Carlinhos Maia, Bruna Marquezine e a própria Juliette Freire.


Já o top 10 do ranking mundial é formado por Kylie Jenner, Cristiano Ronaldo, Ariana Grande, Lionel Messi, Kendall Jenner, Billie Eilish, Kim Kardashian, Selena Gomez, Taylor Swif.


Assisti recentemente uma Live com 4 membros da sua equipe de redes sociais, e eles contaram um pouquinho das estratégias. Em primeiro lugar, como eles mesmo disseram, de nada adianta uma equipe que hoje é de 18 pessoas (isso mesmo 18 pessoas apenas administrando as redes sociais) se a própria Juliette não tivesse o carisma que tem e todo o conteúdo que está produzindo dentro casa. Sim ela gera memes, é engraçada, inteligente. 


São 20 pessoas utilizando de estratégias de marketing de conteúdo, criando conteúdo para cada uma das plataformas… só no twitter são mais de 4 adms, que trabalham 24 horas por dia. No Tik Tok tb existe um head de conteúdo. 


Nesta edição em que temas centrais como o cancelamento estão em alta, um bom gerenciamento de imagem e redes sociais são importantes e a equipe de Juliette vem dando aula no assunto.


E Juliette já está sendo cotada por grandes marcas, com cachês já na faixa de 300 mil reais. Pasmem, mas segundo já aconteceu com participantes da última edição, em menos de 1 mês ela fará o valor do prêmio em trabalhos aqui fora. Já está agenciada pelo escritório de Anitta. 


Mas será que o BBB é positivo para todas as pipocas e camarotes que aceitam o desafio? Não né, nesta edição isso ficou muito claro. Nomes como Nego Di, Karol Conká e outros tiveram sua imagem um pouco "arranhada". Karol Conká inclusive perdeu contratos, e estima-se que perdeu mais de 5 milhões de reais. Claro que isso pode ser revertido, e creio que no caso de Karol que acaba de ganhar uma série na Globoplay, isso será bem provável. A série chama: A Vida depois do Tombo.


Boninho, diretor da atração, compartilha muitas estratégias em suas redes e compartilhou recentemente o resultado da ação com Mc Donald's. A ação teve mais de 29 milhões de pessoas alcançadas, explosão de qr codes baixados, 120% de crescimento / novos downloads do app Méqui no fim de semana da ação, marca virando assunto nas redes sociais e 6 dos 10 assuntos mais comentados do Twitter. Uma explosão não? 


Você pode não gostar de BBB, mas tente enxergar como estratégia. 

Importante destacar também que os principais programas da TV Globo estão aproveitando a onda e audiência do BBB para explorar os eliminados. BBB pautando programas da rede numa escala sincronizada. Inclusive na saída do participante. Gerador de nova audiência entre eles. 


Ana Maria Braga, Fátima Bernardes, Faustão, Altas Horas e até mesmo no caso por exemplo de Karol Conká que esteve no Fantástico. O paredão falso por exemplo, que teve Carla Diaz, derrubou até mesmo o serviço Globoplay, que ficou sem acesso por alguns minutos devido a grande audiência (migração).


Uma potência não é mesmo? O que esperar da próxima edição?


Vamos falar mais sobre BBB? 




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