5 FILMES PARA QUEM AMA MODA!

sábado, 20 de novembro de 2021

 

Por Ednaldo da Fonseca

Não é novidade que a moda e o cinema caminham de mãos dadas. Para a excelência da composição de personagens, para melhor estruturar um roteiro, para contextualizar uma narrativa, para contar a história de alguém. Não importa, cinema e moda sempre estarão juntos e amamos esse casamento. Seja como inspiração ou apenas como um escape das tensões do cotidiano, eis algumas dicas de filmes para quem ama moda!

As Patricinhas de Beverly Hills / Divulgação


As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless)

Como um retrato da cultura pop e da moda dos anos 1990, leve e divertido, a comédia foi um estrondoso sucesso internacionalmente e tornou a atriz Alicia Silverstone uma espécie de it girl daquele momento com a protagonista Cher, uma menina rica, mimada, popular e apaixonada por moda. Ela vive conflitos da adolescência no amor, na família e na escola, todos abordados com muito bom humor e irreverência, inclusive quando a personagem decide transformar o estilo da nova amiga, a garota Tai, interpretada por outro talento revelado pelo filme, Brittany Murphy. O trabalho, inspirado no romance Emma, de Jane Austen, além de ter uma edição ágil e um roteiro despretensioso, é uma verdadeira sequência de looks que desenham aquela década e ainda hoje inspira fashionistas. Inclusive, impulsionou o sucesso da música “Fancy”, da rapper Iggy Azalea, lançada em 2014, com um belo videoclipe que reconstitui o longa (clique aqui para assistir).

 

Coco Antes de Chanel / Divulgação

Coco Antes de Chanel (Coco Avant Chanel)

A charmosa e muito sensível atriz francesa Audrey Tautou, bastante conhecida pelo filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, interpreta Gabrielle, uma jovem órfã, pobre e desconhecida que se tornaria uma das personalidades mais célebres da moda mundialmente, Coco Chanel. Porém, o enredo é focado, como o próprio nome sugere, na trajetória da estilista antes da consagração, evidenciando sua resiliência e pontuando detalhes da sua biografia. O longa franco-belga lançado em 2009 recebeu indicação ao Oscar e ao BAFTA na categoria melhor figurino pelo trabalho de Catherine Leterrier. 


Zuzu Angel / Divulgação
Zuzu Angel

No ano em que faria cem anos, uma ótima dica é saber mais sobre um dos nomes mais respeitados da moda nacional, a estilista brasileira Zuzu Angel. Neste filme de Sérgio Rezende, um recorte marcante da sua vida é posto em destaque: a repressão da ditadura militar, que matou seu filho, o jovem ativista Stuart Angel, e, diante do seu desaparecimento e morte, transformou definitivamente a vida e atividade profissional de Zuzu, interpretada lindamente por Patrícia Pillar. Ela passa a usar a moda para protestar internacionalmente o desaparecimento do seu filho e tem a então modelo e amiga Elke Maravilha, interpretada por Luana Piovani, como parceira nessa luta. O filme foi lançado em 2006 e ainda conta com Leandra Leal e Daniel de Oliveira no elenco, além de uma participação da própria Elke Maravilha. 


Sex And The City 2 / Divulgação

Sex And The City 2

Depois de mais de dez anos aguardando, vamos ver a continuação de Sex And The City, que voltará em dezembro – já falamos aqui no Last Look a respeito disso (confira os detalhes aqui)! Para quem está perdido sobre os últimos acontecimentos de Carrie Bradshaw e suas amigas, precisa ver o último registro da produção, a sequência do filme homônimo. Já casada com John James Preston, ou simplesmente Mr. Big, Carrie começa a refletir sobre um possível desgaste na relação. As quatro amigas viajam para Abu Dhabi onde Carrie reencontra um amor do passado... quem é fã da série fica tenso com esse momento! Quer mais motivos para assistir? Pois bem, este é o último trabalho da figurinista Patrícia Field, responsável pelo fenômeno fashion que a produção se tornou desde a primeira temporada da série, já que ela não retorna na continuação desse ano. O filme ainda tem participações especiais de Penélope Cruz e Miley Cyrus.


Saint Laurent / Divulgação

Saint Laurent

Em 2014, dois filmes franceses, com abordagens distintas, foram lançados sobre o estilista Yves Saint Laurent. O considerado oficial, aprovado por Pierre Bergé, parceiro e cofundador da marca, e um segundo, chamado Saint Laurent que concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes. O longa fala sobre o auge da carreira, entre as décadas de 1960 e 1970, mas também sobre a vida pessoal, incluindo o romance com Jacques de Bascher que, por sua vez, namorava Karl Lagerfeld. O diretor Bertrand Bonello, à época do lançamento, comentou que, ao contrário das biografias que contam o homem por trás do mito, ele decidiu focar no mito que é Yves Saint Laurent, em seu filme vivido pelo ator Gaspard Ulliel.


E aí? Já viu algum dos filmes? E qual você quer ver?

Um comentário :