TUDO SOBRE A SPFW Nº52 - QUE COMEÇA HOJE!

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Por Ednaldo da Fonseca

A maior e mais importante semana de moda da América Latina chega a sua edição de número cinquenta e dois depois da comemoração dos vinte e cinco anos de história em 2020 e com a retomada dos desfiles presenciais em uma edição que ainda será híbrida: também com apresentações apenas virtuais, embora todas transmitidas pelo site do evento. O primeiro dia da São Paulo Fashion Week, hoje, terça-feira (16), terá apresentação única: será a estreia da marca P. Andrade, colaboração entre Pedro Andrade e Paula Kim, com desfile na Pinacoteca de São Paulo, às 15h.

A Colcci foi a última marca para qual Gisele Bündchen desfilou. A despedida aconteceu durante edição da SPFW em 2015. Foto: Agência Fotosite/SPFW.

Em continuidade, na quarta-feira (17), às 15h30, a agenda começa com o Projeto Cria Costura parceria entre a SPFW, o Instituto Nacional de Moda e Design e a Prefeitura de São Paulo, que incentiva pessoas da periferia ao mercado de moda. Na sequência, Lilly Sarti e Torinno (Luis Fiod) darão início às apresentações presenciais que acontecerão, todas, até o sábado (20), no Parque do Ibirapuera, no Pavilhão das Culturas Brasileiras. Aliás, a marca Torinno trouxe prévia da nova coleção com Alinne Moraes na edição de novembro da Harper's Bazaar Brasil, que celebra os dez anos do título no país — seria ela a estrela do desfile? Outras seis marcas se apresentarão virtualmente no mesmo dia, incluindo Ronaldo Fraga, À la Garçonne (Fábio Souza e Alexandre Herchcovitch) e Modem (André Boffano).

Alinne Moraes brilha na capa da Harper's Bazaar vestindo Torinno.
Foto: Gil Inoue.

Depois do grande sucesso, na edição anterior, do projeto Sankofa uma iniciativa do Vetor Afro-Indígena na Moda com criadores racializados — ele é retomado com sete das oito marcas que já haviam sido apresentadas, exceto TA Studios. Na quinta-feira (18), quem abre presencialmente os trabalhos é um dos grandes destaques do projeto, e também da última edição da SPFW, a marca baiana Meninos Rei (Céu e Junior Rocha) que vestiu nomes como Ivete Sangalo, Adriane Galisteu e Margareth Menezes em oportunidades marcantes depois da apresentação de estreia. O dia ainda vai ter outros grandes nomes como João Pimenta e Walério Araújo, totalizando doze marcas, metade delas em desfiles presenciais.

Ivete Sangalo com look Meninos Rei para estreia da temporada de Música Boa Ao Vivo (Multishow) em julho. Foto: Rafael Soares.

O nome de Sasha Meneghel promete agitar a sexta-feira (19), ela vai desfilar para a Misci (Airon Martin), marca jovem e inspiradora que nasceu em 2018 com bastante consciência a respeito da potente diversidade brasileira, mesclando vestuário e mobiliário no processo criativo. Dona de um dos fashion films de maior frescor e atitude da edição anterior do evento, a marca junta-se a ouros treze nomes como os veteranos Gloria Coelho e Lino Villaventura — que completou setenta anos em setembro com direito a homenagem de edição histórica da L’Officiel Brasil celebrando cem anos do título internacionalmente com Luciana Curtis vestindo alguns de seus looks emblemáticos em quarenta e três anos de carreira!

 

Luciana Curtis veste Lino Villaventura para a edição de setembro da L'Officiel Brasil. Foto: Miro.

Outra celebridade bastante aguardada é Camilla de Lucas, uma das musas da marca mineira Apartamento 03 (Luiz Claudio Silva), que estreia nas passarelas na SPFW no sábado (20). “Ainda não estou acreditando que vou fazer o meu primeiro desfile. Eu sonhei tanto com esse momento!”, disse Camilla em post do Instagram. No mesmo dia, mais treze marcas, incluindo Lucas Leão, que brilhou durante a Brazil Immersive Fashion Week, e o grande estilista baiano Isaac Silva que encerra o dia. O evento será concluído no domingo com apresentação da estilista santista Lenny Niemeyer comemorando os trinta anos da marca homônima na Cúpula do Caminho Niemeyer, em Niterói.

Camilla de Lucas em post de divulgação sobre a participação na SPFW.
Foto: Ernna Cost

Para acompanhar esta edição da SPFW ainda mais, além de todas as incríveis apresentações que serão transmitidas no site oficial (desfiles presenciais também), a dica é participar dos encontros virtuais do Festival SPFW+Regeneração que acontecerá a partir de hoje até sábado, sempre às 10h. O primeiro deles será com Alexandre Birman, CEO do grupo Arezzo&Co com o tema “Gestão de negócios: como criar um grande negócio de moda”.

Mais informações no site oficial.


Extra! Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na SPFW? Não perca minha cobertura especial no Twitter, no Instagram e no Clubhouse, com todos os detalhes durante toda a semana.

Paulo Borges, idealizador da São Paulo Fashion Week.
Foto: Reprodução Instagram.



Nenhum comentário :

Postar um comentário