MAISON YVES SAINT LAURENT COMEMORA 60 ANOS DO PRIMEIRO DESFILE

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Por Andréia Florence

Correspondente de Paris - França


O ano começou e já temos muita programação para os amantes de moda em Paris!


Este ano é comemorado 60 anos do primeiro desfile de Yves Saint Laurent, realizado dia 29 de janeiro de 1962, quando o estilista tinha 26 anos de idade e, para comemorar esta data, 6 museus irão homenagear o estilista com grandes exposições culturais.

O memorável desfile apresentou uma coleção moderna, que unia o luxo com a praticidade e, peças que se tornaram ícone na moda.


  Yves Saint-Laurent com modelos apos seu primeiro desfile em 29 de janeiro de 1962. Foto: Rue des    Archives/©Rue des Archives/AGIP


Além do museu Yves Saint Laurent, o museu Picasso, o museu d’Orsay,  museu de Arte Moderna de Paris, Centro Pompidou e o museu do Louvre, apresentarão uma exposição particular do estilista, abordando as inspirações, influências e muita história por trás deste dia. 

museu do Louvre abordará a fascinação pelo ouro, sua luz, e a inspiração na arte decorativa da Galeria de Apolo, que é rica em detalhes, muita tapeçaria, quadros, e decorada por obras dos maiores artistas franceses, como Le Brun, Girardon, Lagrenée e Delacroix; o Museu d’Orsay mostrará a influência do artista Marcel Proust, uns dos escritores favoritos de YSL, no qual recebeu uma homenagem na década de 80; o Museu de Arte Moderna de Paris o jogo de cores, ritmo e movimento, que o estilista captava e transformava em roupas incríveis ; o Museu Yves Saint Laurent mostrará as criações e acervo do dos bastidores da maison, através de arquivos do estilista e de seu companheiro Pierre Bergé; o Centro Pompidou a modernidade no desenvolvimento de suas criações , e o Museu Picasso vai mostrar a influência do pintor espanhol na moda de Saint Laurent. 


                            Vestido inspirado na obra de Picasso. Foto: Reprodução.

A programação começa agora em 29 janeiro e vai até 15 de maio de 2022, é possível garantir seu ingresso através do site do museu YSL.

https://museeyslparis.com/



Nenhum comentário :

Postar um comentário